Gosto de ler posts sobre as ferramentas/apps que as pessoas usam no dia a dia, seja para trabalho ou pessoal. Sempre acabo descobrindo alguma ferramenta nova ou alguma funcionalidade que não conhecia. Por isso resolvi fazer um post com os apps que uso no dia a dia. A ideia é atualizar esse post a cada ano, para ver como as coisas mudam.

  • iTerm2: Tem sido minha escolha de terminal para o macOS por anos e continua me atendendo até hoje. Porém tenho acompanhado o desenvolvimento do Rio, uma alternativa que está sendo feita pelo @raphamorims.

  • fish: Shell muito rápido e com várias opções de customização para agilizar os comandos no dia a dia. Conheci através desse post do @caarlos0 onde ele dá mais detalhes de performance e das diferenças entre fish e o zsh. Além disso uso alguns utilitários via CLI como delta, exa e ripgrep. Aqui está o meu dotfiles para fish.

  • Arc: O novo queridinho em matéria de browser. Tem uma proposta de organização de contextos para as abas, de acordo com o seu uso, que ajudam a separar itens do trabalho e do pessoal. Vale a pena dar uma olhada. Caso precisem de um convite, só falar comigo.

  • Shottr: Ferramenta para tirar screenshots e compartilhar com outras pessoas. Traz mais funcionalidades do que a ferramenta nativa do macOS e é bem mais leve que o Skitch.

  • Rectangle: Uma mão na roda para organizar as janelas do macOS. No meu caso que uso 2 monitores, ajuda bastante quando preciso movimentar apps de uma tela para a outra ou quando preciso deixar janelas lado a lado. Tem várias opções de atalhos e de configurações para deixar as janelas do jeito que você precisa.

  • Alfred: Velho conhecido e substituto do Spotlight nativo. Ferramenta de produtividade que uso para abrir apps, pesquisar arquivos, executar comandos, etc. Tem uma versão gratuita que já atende bem, mas a versão paga traz mais funcionalidades e integrações com outros apps.

  • CopyClip: Salva a vida com histórico da área de transferência. Uso bastante para copiar e colar textos que preciso usar em vários lugares. Você pode definir quantos itens quer que ele guarde no histórico e também pode definir atalhos para os itens mais usados.

  • Cron: Alternativa para o aplicativo nativo de calendário do macOS. Tem uma interface mais limpa e simples de usar. Também tem uma versão para iOS que sincroniza com o macOS.

  • Notion: Grande conhecido e responsável por diversos cursos no Udemy :) Uso para organizar meus estudos, anotações e como faço meu bragdoc.

  • Zed: Editor de texto que estou testando e usando nesse exato momento para escrever esse post. Fornece uma abordagem mais minimalista e limpa sem o uso de muitas extensões e com funcionalidades já embutidas, como Github Copilot, LSP e colaboração ao vivo.